top of page

Maioria da Primeira Turma do STF decide por manter prisão de Zé Trovão

  • Foto do escritor: Redação AM24H
    Redação AM24H
  • 8 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Bolsonarista está preso desde outubro por incitar atos antidemocráticos e violência às instituições. Expectativa é de que decisão da Corte seja unânime

ree

(crédito: Reprodução/Redes Sociais)


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na Primeira Turma para manter a prisão do caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Os advogados solicitam a soltura do réu, para que ele seja transferido para prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.


Até agora, três dos cinco magistrados se manifestaram contra o pedido de liberdade: o relator, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia, a última a votar.


O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido de participar do julgamento, pois o pedido da defesa de Zé Trovão questiona um ato do próprio magistrado. Foi ele o ministro responsável por mandar prender o bolsonarista. Assim, falta apenas o voto do ministro Dias Toffoli.

Zé Trovão está preso desde o fim de outubro, após uma ordem de prisão do ministro Alexandre de Moraes, por incitar violência e atos antidemocráticos nas manifestações do feriado do Dia da Independência. Para Luís Roberto Barroso, a defesa “não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão ora agravada”, e por isso, o “recurso não deve ser provido”.


O habeas corpus está sendo julgado em plenário virtual pela 1ª Turma do STF. A expectativa é de que a Corte mantenha a prisão por unanimidade.


Fuga


Zé Trovão é um dos principais personagens envolvidos na incitação de atos antidemocráticos de 7 de Setembro. Ainda não se sabe como e com quais recursos o bolsonarista escapou das buscas da Polícia Federal — é possível que ele já estivesse fora do país no dia das manifestações.

Comentários


PORTAL A 24H_horizontal.png

Críticas, denúncias e sugestões:

 92 98417-9098/ 92 98107-3555

Siga-nos nas redes sociais 

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube

AMAZONAS COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LTDA

© 2020 Amazonas 24 horas. Todos os direitos reservados.

bottom of page