Família de Amazonino ainda não decidiu sobre velório do ex-governador
- Redação AM24H
- 13 de fev de 2023
- 1 min de leitura
O corpo do ex-governador do Amazonas ficará em São Paulo por três dias

O corpo do ex-governador Amazonino Mendes ainda está em São Paulo, pois a família ainda não decidiu sobre o velório. A informação foi divulgada, na manhã desta segunda-feira (13), pela assessoria da família.
Amazonino morreu no domingo (12), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, aos 83 anos. O corpo ficará por aproximadamente três dias na capital paulista, para ser embalsamado, conforme a nota da assessoria.
“Depois vão decidir se será cremado ou não em Manaus”, diz a nota. Amazonino foi prefeito de Manaus por três vezes, governador quatro vezes e senador da República.
Amazonino se tornou um dos maiores políticos do Amazonas e deixou um legado gigantesco, um dos principais foi a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
“Negão”, como era carinhosamente chamado, tinha uma carinho especial pela UEA. Sempre ressaltou que considerava a criação da universidade o seu maior legado administrativo.
Ele contava, com satisfação, que a UEA nasceu da “teimosia de um caboclo vindo do interior de Eirunepé”, que sabia avaliar a necessidade que o povo amazonense, principalmente os mais carentes, tinha de ter acesso ao ensino superior público. “A universidade precisa ser lugar de pobre também”, frisava Amazonino.
A UEA encontra-se, hoje, nos 62 municípios amazonenses, possibilitando estudo a todos, indistintamente. Ela reconhece o legado deixado, por ele, para a história do Amazonas.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), decretou luto oficial de sete dias em todo o Estado, enquanto o prefeito de Manaus decretou luto oficial de 5 dias na capital amazonense.
via: Em Tempo
Comentários